Buscar
  • Agência Hoppa

Pé Chato / Pé Plano Flexível Infantil



É comuns pais buscarem o ortopedista nos primeiros anos de vida da criança com duas queixas: o pé do meu filho(a) está deformado para dentro e ele(a) cai o tempo todo.

Temos que primeiro saber que a ampla maioria da população infantil tem pés planos flexíveis (chatos) já perceptíveis assim que a criança começa a caminhar.

Trata-se de um pé sem o arco longitudinal medial e indolor.

Mas que quando a criança fica na ponta dos pés o arco reaparece, comprovando a flexibilidade do mesmo.


É bom lembrar que as múltiplas quedas referidas pelos pais normalmente não tem absolutamente nada a ver com os pés chatos, mas na verdade são relacionadas ao processo normal de desenvolvimento motor da criança.

Cerca de 80% destas crianças desenvolverão o arco normal ao longo do seu crescimento, independente do que for feito. Logo, palmilhas, botas ortopédicas, exercícios ou qualquer outra medida tomada não colabora com a aquisição do arco. São artifícios que devem ser apenas utilizados em pés dolorosos.

Além disso, mesmo aquelas pessoas que continuam com os pés chatos ao longo de toda a sua vida, a maioria não terá qualquer sintoma relacionado aos pés.

Cabe aí o alerta maior: caso a criança tenha dor, o problema passa a ser outro e a criança tem que ser avaliada e tratada por um especialista. Lembrando que cirurgias não são necessárias por via de regra, apenas na falha do tratamento clínico.

Quando a criança ainda é pequena e a cirurgia é indicada, passa a ser possível realizar procedimentos menos agressivos que trabalham com o crescimento do pé. Permitindo correções saudáveis e bem menos agressivas, com recuperações mais rápidas.


Grandes deformidades e rigidez também devem ser acompanhadas de perto - procure um especialista em cirurgia do pé!!!




184 visualizações

INICIO  |  SOBRE  |  SERVIÇOS  |  CONTATO  |  BLOG

©2019 by Calo. Desenvolvido por ProxyMed